António Júlio Pereira Jorge
Nasceu a 27 de Maio de 1961, em Riachos, concelho de Torres Novas.

sábado, 17 de outubro de 2009

MUSEU AGRÍCOLA DE RIACHOS - COMEMORA 20º ANIVERSÁRIO


O Museu Agrícola de Riachos comemora este ano vinte anos de existência.
Foi um longo caminho de procura constante de novos projectos, de novas alternativas e de constante preocupação por nunca se desligar das suas raízes mais profundas – as histórias e tradições dos riachenses que são , ao fim e ao cabo , a razão de ser da sua existência como espaço vivo e influente na comunidade local .
Muitos dos que estiveram, ao longo dos anos, envolvidos neste projecto , já partiram , mas a sua memória continua viva entre nós , os que cá continuamos .
Sabemos que muito há para fazer, para melhorar, para conservar, por isso não desistimos pesem embora as inúmeras dificuldades do dia a dia .
Nem sempre temos a certeza de que o poder público – nas suas diversas vertentes – tem dado ao Museu a atenção e reconhecimento que merece.
O que não é motivo para esmorecer o entusiasmo e a crença no Futuro deste projecto.

Carlos Trincão Marques
Presidente da Direcção da ADPHNR



MUSEU AGRÍCOLA DE RIACHOS - COMEMORAÇÃO DO 20º ANIVERSÁRIO

SÁBADO - 24 DE OUTUBRO
15h30 - Auditório Dr. José Marques - Oficina de Etnografia A Comunidade, o Museu, a Memória e as Vivências.
Oradores:
Carlos Trincão Marques - Presidente da ADPHNR ,
Luís Mota Figueira - Director Técnico do MAR.
Aurélio Lopes - Antropólogo


17h00 - Galeria das Artes - Exposição de Pintura de Natércia Mendes de Almeida

17h30 - Apontamento Musical com o Grupo “As Camponesas de Riachos”

18h00 - Tertúlia Gastronómica - Pátio do Museu. A tertúlia como espaço de convívio cultural, de conversas e de novas ideias.

Oficinas Pedagógicas – Os Artesãos do Museu Agrícola – trabalhos de Artes e Ofícios ao vivo.



Museu Agrícola de Riachos – duas décadas de Projecto Museológico

No M.A.R. é habitual para qualquer visitante encontrar a qualquer dia e qualquer hora alguém com quem conversar sobre o motivo da visita, que pode ser fundado no acervo existente ou sobre outro qualquer assunto decorrente da circunstância concreta desse encontro.
Desde a sua fundação que esta prática quotidiana se regista. Isto acontece porque estamos perante um museu de comunidade, cujo projecto museológico só faz sentido quando, como eu digo amiúde, esse projecto é de todos e de ninguém em especial.
Como Director Técnico tenho o privilégio de liderar uma vasta equipa que, desde 1994, me tem ajudado no desenvolvimento do trabalho que se vai fazendo e no prosseguimento de novas ambições.
Será no próximo ano que teremos o tão almejado catálogo de tão longa espera. Esperamos poder empreender outras linhas de trabalho reforçando o que já fizemos bem e melhorando o que ainda precisa de ser melhor trabalhado. Toda a Equipa está de parabéns, com especial evidência para todos os que diariamente colaboram com este projecto nas Oficinas Pedagógicas. Um especial agradecimento à população riachense pela sua cooperação e sentido cultural, como a sua presença nos eventos que levamos a cabo comprova. Um agradecimento a todos os visitantes, estagiários, docentes e técnicos que ao longo destes anos acreditaram no nosso trabalho e nos ajudaram a crescer. Não podemos esquecer neste momento todos quantos, infelizmente não estando entre nós, nos continuam a acompanhar com a memória que deles guardamos forjando outro alento para continuar a jornada. Às instituições e pessoas singulares com quem nos temos relacionado nestes 20 anos o nosso muito obrigado. Em termos de futuro deixo um convite: os que queiram colaborar e cooperar nesta Obra apareçam e ajudem a potenciar os testemunhos que temos e, também, a criar futuro através deles. Um objecto de museu, antes de ser uma obra de arte ou um artefacto importante é, acima de tudo, um registo da obra humana. O objecto é, para mim, o pretexto para evocarmos a Memória e para construirmos parte importante da nossa vida colectiva, pela Cultura.

Riachos, 10 de Outubro de 2009
Luís Mota Figueira

Sem comentários: