António Júlio Pereira Jorge
Nasceu a 27 de Maio de 1961, em Riachos, concelho de Torres Novas.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

António Júlio Pereira Jorge

Nasceu a 27 de Maio de 1961, em Riachos, concelho de Torres Novas.

Foi aprendiz de torneiro na Rodoviária Nacional, em Santa Iria da Azoia – Loures, em 1979.
Transitou para a C.P. em 1980.
Actualmente é Operador de Máquinas-Ferramentas na E.M.E.F. – Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário no Entroncamento.

Desde cedo manifestou interesse e gosto por “tudo” o que era arte, em particular pelo Desenho, guardando ainda muitos dos trabalhos elaborados na escola, desde a primária até ao ensino secundário. Mas, é no campo da Escultura, especialmente em ferro, que há alguns anos atrás tem vindo a demonstrar algum engenho pela arte. Desde então tem elaborado dezenas de obras, sentindo um enorme prazer cada vez que dá vida aos bocados de ferro encontrados em sucatas, fatigados de uma vida útil de trabalho e que há muito não tinham qualquer utilidade, tendo como destino a sua transformação nos altos-fornos das fundições.
Obras essas, peças únicas que surgem espontaneamente com um significado pessoal e com a influência das vivências do dia-a-dia.

Expôs pela primeira vez os seus trabalhos, na Exposição de Arte e Artesanato da Festa da Bênção do Gado 2008, e em simultâneo em sua casa esteve patente uma Exposição também integrada no conjunto de actividades da Festa.
Embora já tivesse feito uma pequena mostra de alguns dos seus trabalhos, esta foi, de facto, a primeira vez que mostrou ao público aquilo que faz como hobbie em termos de Arte, e que apenas alguns amigos e familiares conheciam. Tendo sido estes os responsáveis por esta realização.

Também o gosto por fotografia, levou-o a concorrer, com a apresentação de cinco trabalhos, ao Concurso de Fotografia da E.M.E.F.-2008, sob o tema “a EMEF revisitada”, tendo-lhe sido atribuído o 2º Prémio do Concurso. Desde então participou em vários concursos e exposições de fotografia.

Intítulada "VIVÊNCIAS", teve patente uma Exposição Individual de Escultura e Fotografia de sua autoria no Museu Agrícola de Riachos, em Março de 2009. Onde expôs 36 peças de escultura e 35 trabalhos fotográficos. Outras participações em colectivas se seguiram.

Tem duas obras no espólio do Museu Agrícola de Riachos, uma no Núcleo de Arte de Riachos e outras em várias colecções particulares no país.

Porque é um autodidacta apaixonado por Escultura, e também por Fotografia, pretende continuar a aprender e a criar novas Obras, de acordo com o estado da alma, a inspiração, as vivências e situações que o dia-a-dia lhe sugere, e poder assim, mostrar e partilhar com o público apreciador e interessado o resultado do trabalho que é a sua Arte.

Sem comentários: